Agronegócio

9 expofeiras trazem negócios, exposições e shows para cidades da região

Diogo Brondani

 Santa Maria não terá a sua tradicional Expofeira este ano. No entanto, o público que quiser conferir um pouco sobre a produção agropecuária da Região Central e prestigiar os shows e atrações culturais, poderá visitar as nove feiras de agronegócio que começam hoje, com a 14ª Fenatrigo, em Cruz Alta, com atrações como palestras, seminário e shows com Marília Mendonça e Zé Neto e Cristiano. Uma das atrações que chamam a atenção é a presença de uma arena de rodeio country da Companhia Cesar Paraná, que estará presente em pelo menos três municípios. Veja a seguir mais algumas feiras agropecuárias da região.

Foto:

Em São Gabriel, a 83ª Exposição Feira Agropecuária inicia neste sábado e vai até 15 de outubro. O presidente do Sindicato Rural da cidade, Tarso Teixeira, estima que as negociações devem atingir números muito próximos às do ano passado, cerca de R$ 4,5 milhões em vendas.

 Está aberta a temporada de leilões de gado na região

– A Expointer deste ano já apresentou índices muito semelhantes aos de 2016, e aqui não deverá ser diferente. O volume de vendas na pecuária deve se manter, mesmo com preços individuais menores. A oferta de ventres deve crescer em torno de 20% e a de touros cerca de 15% para que isso ocorra. As linhas de crédito diferenciadas (com longos prazos e taxas menores) para criadores também devem influenciar para que os números sejam mantidos. Além disso, o entusiasmo é grande porque outros setores estão em momento de recuperação e com o agronegócio não é diferente. O que pode ter alguma redução são os equipamentos agrícolas e insumos para lavoura – avalia Teixeira,que também é vice-presidente da Farsul.

Outra opção de feira agropecuária é a Expojuc, de Júlio de Castilhos, que será realizada entre 11 e 15 de outubro, e que deve atrair cerca de 130 mil pessoas, conforme os planos do presidente Júlio Batistella. Apesar do momento não muito favorável no agronegócio, o diretor diz foram feitas mudanças pensando no público.

– Quando lançamos a Expojuc, lá em maio, sabíamos que teríamos de inovar para manter a solidez e o sucesso do evento. A partir daí, promovemos algumas alterações como aumentar o período de realização da feira, que antes tinha quatro dias e passou a ter cinco, terceirizamos os shows e focamos nosso trabalho na prestação de serviços e expositores. Além disso, buscamos outras atrações para o público, como o concurso pet e shows para crianças – revela Batistella, que não divulga os valores movimentados em 2016.

 Detran abre credenciamento para depósitos de veículos em 3 cidades

EXPOFEIRA DE SANTA MARIA
Em Santa Maria, a Expofeira não será realizada este ano devido à falta de espaço, já que a UFSM não renovou o convênio com a Associação Rural da cidade – a entidade não encontrou outro espaço para promover o evento. Em 2016, a Expofeira havia sido realizada sem a presença de animais, em um pavilhão na Feisma.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ensino sem modalidade. Educação sem limites

Próximo

Boliche vai inaugurar nesta sexta no novo shopping

Economia